Promotor
EGEAC, Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural
Sinopse
OLEANNA
Oleanna é uma peça de David Mamet (1947 - ) escrita em 1992. Nela, uma estudante universitária acusa um seu professor de uma situação de assédio sexual que, supostamente, nunca terá acontecido. Instigada por um grupo que a “orienta” nas suas investidas e na sua argumentação, procura tirar vantagem do pretenso acontecimento. O que se passa durante cerca de uma hora e meia no gabinete do professor é uma luta pelo discurso - e essa luta pelo discurso é uma luta pelo poder. O poder do professor é o domínio da linguagem. Mas ao longo dessa viagem ele perde esse poder, deixa de ser ele a dar o nome às coisas. E este é um fenómeno muito do nosso tempo.
Em Oleanna as coisas não precisam de acontecer para terem acontecido: além de legitimar os acontecimentos, o discurso também cria acontecimentos. O espectador viu tudo o que se passou e sabe que não houve uma violação. Mas mesmo assim admite, só porque ela fala nisso, que a violação possa ter acontecido.
«Quando declarou que tinha escrito uma ‘tragédia sobre o poder’, Mamet sublinhou, com razão, que a diferença entre o professor e a aluna é tanto de género como de estatuto. E que essa diferença de estatuto também depende da competência linguística. […] John e Carol falam incessantemente, mas não há comunicação entre eles, nem há como tomar partido. Como bem dizia o cartaz da adaptação cinematográfica de Oleanna, ‘seja qual for o lado que escolha, está errado’.» — Pedro Mexia
Esta peça ultrapassa a dimensão de uma pequena história entre um professor e uma aluna e transforma-se, também, numa tragédia sobre a incomunicabilidade. Contudo, para além das questões abordadas por Mamet e que têm óbvia repercussão na contemporaneidade, Oleanna constitui, do ponto de vista artístico, um excepcional desafio interpretativo para uma actriz e para um actor, pois o texto requer competências extraordinárias. Não fosse o título já “patenteado” por Tennessee Williams, Oleanna bem podia chamar-se “Peça para dois actores”.
Preços
Descontos
- < 18 anos
- < 25 anos
- > 65 anos
- Cartão São Luiz
- Desempregados
- Prof. Artes perfomativas